quinta-feira, 2 de abril de 2009

CAOS URBANO = BELÉM




Não é de hoje que Belém sofre com os intensos alagamentos. Na verdade a nossa cidade está situada no terreno menos propício para uma metrópole. Muitas áreas eram antes pântanos ou, até mesmo, margens de rios que foram sendo apropriadas e aterradas por governantes sem qualquer noção ecológica. O que acontece é que hoje mais da metade dos empreendimentos comerciais e da construção civil se concentram em uma das partes mais baixas e instáveis da cidade. Existem até duas torres gêmeas com obra parada por suspeita de falha estrutural. Enfim, essas são notícias que rolam na boca do povo por esses tempos . Entretanto, nesta terça-feira (31/03) vivemos literalmente o ditado amazônico que diz ''Esse rio é minha rua''. Realmente, nós não tinhamos ruas, tinhamos rios. Eu mesmo fiquei ilhado por 2 horas em um edifício comercial. A cidade toda, com raras exceções, estava repleta de pontos de alagamentos. A própria Avenida Nazaré, umas das principais vias da cidade, passarela do Círio, estava em estado caótico. Além disso, tinhamos que contar (ou não contar) com a total descrença da prefeitura...realmente percebi que se Belém sofrer mais com essas mudanças climáticas, a nossa cidade está completamente despreparada pra uma situação de caos. O trânsito então, sem comentários, quando faz dias de sol já é péssimo, com chuva é impraticável, deprimente.




Estava lendo o jornal nesse final de semana e um certo escritor/poeta, não lembro ao certo, citou que Belém parece uma mulher bonita, só que mal cuidada, maltratada. Acho que isso é o que a maioria do povo de Belém que tem consciência pensa. A nossa cidade tem muito potencial, sim, só falta os governantes/líderes e NÓS, a população, nos mobilizarmos para mudar esse quadro. Para começar, canso de ver em um ponto de ônibus que fica próximo de casa, pessoas jogando descaradamente lixo nas valas. Aí, ironicamente, em dias de alagamento, ao passar pelo canal da 14 de março observo amostras desse lixo, jogado pelo CIDADÃO boiando, interrompendo o fluxo do canal. Uma garrafinha de água não é nada. E 50 dessas? Já dá pra fazer um estrago, não?




Fica aí a minha insatisfação com a situação atual da nossa querida Belém. Muda pra melhor!



Link do Globo Notícia, da REDE GLOBO, tratando do CAOS em BELÉM:


2 comentários:

  1. e pow, nao acho a situaçao caótica, tens q ver q assim belem fica cada vez mais parecida com VENEZA!! isso tudo eh glamour, um glamour pobre.... hahaha!

    ResponderExcluir
  2. pohha assim nao vale, fica só do apartameno batendo foto da galera se afongando! =D
    zuera

    ResponderExcluir